Retinose Pigmentar é um grupo de problemas oculares que afetam a retina. Essa condição muda a forma como a retina responde à luz, dificultando a visão. Pessoas com retinose pigmentar perdem a visão lentamente ao longo do tempo, mas, normalmente, não ficarão totalmente cegas.
Retinose Pigmentar é uma condição genética, o que significa que pode ser transmitida hereditariamente. O tipo e velocidade de perda de visão varia de pessoa para pessoa, dependendo da forma e condição.
Os principais sintomas são:
- Perda de visão noturna: A cegueira noturna é quando você não consegue ver nada no escuro. Sua visão pode ser normal durante o dia, mas você leva mais tempo para se ajustar à escuridão. Você pode tropeçar em objetos ou ter problemas para dirigir ao entardecer e à noite, também pode achar difícil de enxergar em salas de cinema ou outros ambientes escuros.
- Perda gradual da visão periférica (lateral): é conhecido como "visão de túnel". Você necessita movimentar a cabeça ou o corpo para enxergar as coisas ao seu redor pois o seu campo visual é restrito quando parado.
- Perda da visão central: pode dificultar a realização de tarefas minuciosas, como ler ou enfiar linha em uma agulha.
- Problemas com visão de cores: dificuldade em ver cores diferentes.